domingo, 26 de outubro de 2014

Mandarim Branco

Meu casal de mandarim é da mutação comum (marrom claro) e nasceu um filhote sem pigmentação (branco). Seguem algumas fotos:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Criação de mandarim

 A criação de mandarins, tanto em viveiro como em gaiola e extremamente fácil.
 Na criação coletiva em viveiros, começar com no minimo 3 casais não formados(ou formados, como preferir), colocar mais ninhos do que a quantidade de casais, exemplo: 5 ninhos para 4 casais, colocar muitos potes com agua para que eles possam se banhar em alguns e beber em outros, trocar a água e soprar as cascas de ração pelo menos uma vez a cada dois dias (em dias quentes trocar todos os dias), limpar o fundo quando achar necessidade para o bem estar de seus animais.
Já na criação em gaiola, colocar apenas um casal por gaiola e um ninho, colocar capim seco e corda desfiada no fundo para que eles mesmos preparem seus próprios ninhos, limpar o fundo todos os dias, colocar pelo menos um bebedouro para cada e um bebedouro e banheira para cada para não haver brigas entre os casais, na época de reprodução não mexer na gaiola para que não desconcentrem no choco.
 Reprodução: A reprodução dos mandarins e muito facil, basta ter um macho e uma femea, um ninho e com certeza sairão filhotes. Deixar muita agua e comidana gaiola, um ninho, corda desfiada e capim seco. incubação:15 a 20 dias(do primeiro ao ultimo filhote).
diferenças sexuais: os machos tem uma mancha na bochecha e manchas debaixo das asas e as femea são apenas de uma cor (cor de "café com leite" na mutação mais comum)
fotos dos meus mandarins criados em viveiro,diferença de macho e femea e primeiros filhotes de mandarins:


 :

domingo, 2 de fevereiro de 2014

como saber o sexo dos bavettes

Diferenciar o sexo dos bavettes, na sua fase adulta, e muito facil, os machos são pouca coisa maiores que as femeas, e  tem a gola preta que fica em baixo de seu pescoço mais larga, veja a foto abaixo:

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

atualização das minhas aves

Estou com novos moradores no viveiro, 2 calopsitas machos, para formar casal com minhas duas femeas q ja estavam botando sem macho e vou ver no que da....
Estou com 7 canarios, sendo 4 femeas e 3 machos,
6 calopsitas, sendo 3 machos e 3 femeas,
2 bavettes, sendo 1 macho e 1 femea,
2 mandarins, sendo 1 macho e 1 femea, com aproximadamente 4 ou 5 filhotes praticamente recem nascidos no ninho. em breve fotos aqui no blog.

domingo, 5 de janeiro de 2014

o blog vai continuar na ativa em 2014!!!!

Como eu ja postei aqui no blog, tem algum passaro comendo ovos dos outros, então eu fiz gaiolas com tela e madeira para colocar algumas aves para evitar isso e ter mais chance de nascerem filhotes, postarei quando termina-las uma explicação passo a passo de como fabrica-las, materiais e outros detalhes, atualmente eu possuo um casal de mandarins, um casal de bavettes, um casal de calopsitas e duas femeas sem casal, 3 casais de canario e um filhote que ainda não sei o sexo, mas provavelmente seja femea, no momento nenhum deles esta chocando ou botando, alguns botam mais não chocam.
 Com isso tudo que esta acontecendo aqui no viveiro, darei um conselho:se for criar aves em viveiro, não coloque muitas variedades de aves, apenas as que não tem problemas em ficarem juntas como periquito e calopsita, diamante de gould e diamante estrela, etc.
 Dia 02/01/2014 fez dois anos que eu comprei minhas primeiras aves, que foram uma calopsita femea e um periquito macho.não tive tempo de postar antes entao vou desejar feliz ano novo atrazado, e, em 2014 tem muito mais postagens, novidades, dicas e muito mais para os leitores do blog, obrigado pelas visualizações  e postarei sempre que possivel, ate a proxima!!!