quarta-feira, 29 de maio de 2013

Calopsitas

introdução:
As calopsitas são aves muito sociáveis e dóceis, podendo ser criadas juntamente com outras especies de aves maiores ou menores que elas. Não é aconselhável criar apenas uma calopsita, pois ela poderá se sentir solitária. Na natureza costumam viver em bandos e constituem seus ninhos em buracos já existentes em arvores, principalmente eucaliptos.
reprodução:
em cativeiro, a criação pode ocorrer em gaiolas individuais (uma gaiola por casal) ou em viveiros coletivos, que é a mais aconselhável, pois as aves escolherão seu par por elas mesmas, tornando a procriação mais rápida.
Já a procriação em gaiolas individuais, os casais podem não se aceitar muito bem, tendo que substituir uma das aves para tentar formar um novo casal.
 as medidas de um ninho(que eu geralmente uso em meu viveiro) são de 40 cm de comprimento, 25 a 30 de altura e 25 a 30 de largura.
alimentação:
Sua alimentação é basicamente constituída por sementes de alpiste, painços comum,verde,vermelho, girassol(que não deve ser oferecido em grandes quantidades), milho, verduras, legumes e frutas como couve, folhas de mostarda, etc.
obs: Nunca ofereça a nenhuma ave abacate,tomate, alface e sementes de maçã. 
doenças:
as calopsitas são animais muito resistentes a doenças.
temos que limpar o fundo das gaiolas pelo menos uma vez a cada dois dias e colocar terra se estiver sem a grade.
panico noturno: ocorre quando estão em um ambiente muito escuro, elas se debatem na gaiola até sangrarem. sempre é bom deixar uma lampada acesa durante a noite ou deixá-las em viveiros iluminados.
diferenças entre os sexos:
a diferença entre os sexos varia de mutação para mutação.
teste da cloaca:o melhor e mais eficaz método de diferenciar é pelo ossinho que elas tem na cloaca. a partir de mais ou menos 9 meses os machos tem esse ossinho bem junto(o dedo indicador não cabe entre os ossinhos) e nas fêmeas o ossinho já é mais afastado(o dedo indicador cabe entre esses ossinhos).
cinza silvestre e canela: o macho tem a bochecha mais vermelha e cara mais amarelada e o rabo de cor(preto) uniforme enquanto as fêmeas tem o rabo com estrias de cor amarela e preta( no caso dos canelas é um marrom claro e amarelo).
cara branca: os machos possuem a cara totalmente branca, enquanto as fêmeas possuem a cara cinza claro.
pérola: com aproximadamente 10 meses de idade, o macho perde o perolado, podendo ficar com apenas algumas manchas nas costas, e as fêmeas o perolado não diminui nem some.
algumas mutações não tem diferenças visuais entre machos e fêmeas, sendo possível apenas pelo teste da cloaca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário